Notícias e Destaques



Quais as profissões mais procuradas em 2020?


Um artigo do jornal digital Observador explica as tendências atuais e as previsíveis em termos de procura de profissionais no ano 2020. Muitas profissões estarão ligadas às tecnologias, mas algumas mais tradicionais, como carpinteiro e serralheiro, voltarão a ser muito necessárias.

Segundo o artigo, “(…) não são só as profissões dirigidas para o contexto tecnológico que já existem que vão sobreviver e continuar em destaque dentro de três anos (…) [, mas] funções tradicionais que julgávamos em desuso vão voltar a crescer” porque “as funções técnicas vão entrar em escassez no mercado”. Segundo o que se prevê, em 2020 um programador pode ser tão solicitado quanto um serralheiro. E um analista de dados pode ser tão valorizado quanto um carpinteiro.

Por outro lado, o artigo destaca que “é melhor fazer uma formação inicial com experiência efetiva”, o que aponta para as mais-valias cada vez mais importantes da formação profissional, na qual cerca de 40% das horas correspondem a prática em contexto de trabalho.

Nesta altura, em que muitos jovens estão a decidir o futuro profissional, o CICCOPN disponibiliza cursos de formação com uma forte componente prática, em áreas que, segundo o artigo, serão muito valorizadas num futuro próximo.

Conhece a oferta formativa do CICCOPN aqui.

Para te ajudar na decisão, lê o artigo na íntegra aqui.




ações a iniciar
plano de formação do CICCOPN
plano de formação do LGMC
links úteis
notícias