Notícias e Destaques



CICCOPN no Skills Portugal


Em prova no Skills Portugal estiveram quase 400 jovens, em 44 profissões, oriundos de centros de formação, escolas e empresas de todo o país: 115 da região Norte, 32 do Centro, 155 de Lisboa e Vale do Tejo, 29 do Alentejo, 9 do Algarve, 17 da Região Autónoma dos Açores e 8 da Região Autónoma da Madeira.

O CICCOPN esteve representado na profissão de Técnico/a de Instalações Elétricas pelo formando Filipe Bento dos Santos Pereira que, apesar de não ter sido medalhado, se destacou pela dignidade, empenho e dedicação que demonstrou.

O campeonato acolheu também convidados de três países parceiros: Espanha, Polónia e Rússia. A seleção dos vencedores e restantes medalhados ficou a cargo de 350 jurados.

Para além das provas, realizaram-se 3 seminários para debate de temas associados à orientação vocacional, ao emprego qualificado e à igualdade de género na escolha da carreira.

O evento acolheu mais de 8 500 visitantes, oriundos de escolas e centros de formação de quase todas as regiões do país.

Na cerimónia de encerramento, que decorreu no Cais 3 do Porto de Setúbal, subiram ao pódio 149 jovens para receber as respetivas medalhas: 58 de ouro, 46 de prata e 45 de bronze.

Para além dos vencedores em cada profissão, esta edição distinguiu também os melhores concorrentes em cada uma das 7 regiões – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

Este tipo de iniciativa coloca em destaque a formação profissional, enquanto forma privilegiada para a qualificação dos jovens portugueses.




ações a iniciar
plano de formação do CICCOPN
plano de formação do LGMC
links úteis
notícias